Orientação Vocacional e Profissional

A escolha profissional é uma decisão que envolve não apenas uma escolha, mas algo que o jovem/adulto se dedicará por um longo período de sua vida. Não conseguir escolher uma profissão, talvez seja apenas falta de informação, mas também pode ser identificado algo maior que possa estar impedindo esta escolha.

A orientação vocacional é um processo que se preocupa não só com a informação das profissões que existem e estão ao alcance do orientando, mas também com a busca do conhecimento deste jovem/adulto, considerando suas características, seus interesses, suas habilidades, seus princípios e valores e demais questões internas que poderão estar interferindo na sua escolha e conseqüentemente em seu projeto de vida. Além de dar apoio à formação da identidade profissional do jovem/adulto, a orientação vocacional e profissional ajuda a identificar o surgimento da ansiedade e ensina diversas técnicas para trabalhar com esta.

A orientação profissional também pode ter um enfoque de orientação para indivíduos que querem avaliar seu momento de vida em relação ao foco profissional, repensando sua vida e profissão, preocupados em construir um projeto profissional mais satisfatório e retomar o equilíbrio entre os diversos elementos de sua rotina.

O diferencial deste trabalho no consultório da psicóloga Luciana Mancio Balico é que o formato da orientação deixa de longe a tradicional aplicação de baterias de testes e a prática tecnicista, para uma abordagem mais dinâmica, utilizando uma tecnologia de atendimento que privilegia os processos de escolha e as dificuldades deles decorrentes, colocando no orientando a responsabilidade da escolha pelo poder de autoconhecimento e da reestruturação cognitiva que não podem ser dados por nenhum instrumento de avaliação externa.